terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ciprofloxacino (Cypro)




Ciprofloxacina é um (antibiótico) do grupo das quinolonas. Devido a sua toxicidade, com largo histórico de efeitos adversos debilitantes, é apropriado somente quando antibióticos melhores tolerados tiverem sido inefetivos para curar a infecção. A Ciprofloxacina ainda é indicada em casos em que os benefícios superem os riscos, visto em condições como fibrose cística e carbúnculo.

O ciprofloxacino é o princípio ativo do medicamento vendido comercialmente com os nomes de Quinoflox, Ciprocilin, Proflox ou Ciflox, que é um antibacteriano que inibe a síntesde de DNA da bactéria.

A Pode ser encontrado em forma de comprimido, colírio ou em solução injetável. Sua absorção da forma oral é melhor quando com o estômago vazio. Produz poucos metabólitos no fígado e é eliminada através da urina e fezes.

Indicações do Ciprofloxacino (Cypro)

Bronquite bacteriana; gastrenterite; gonorréia endocervical; gonorréia uretral; infecção articular; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção urinária; periodontite; pneumonia.

Preço do Ciprofloxacino (Cypro)

O preço do Ciprofloxacino (Cypro) varia entre 11 e 110 reais dependendo da sua forma de apresentação e da região.

Efeitos colaterais do Ciprofloxacino (Cypro)

Dor de cabeça; dor ou desconforto gástrico; diarréia; náusea; vômito; erupção na pele; fraqueza.

Contra indicações do Ciprofloxacino (Cypro)

Menores de 18 anos, devido ao risco de desenvolver doença articular;história de fotosensibilidade; tendinite ou ruptura do tendão; alergia à fluorquinolona ou à quinolona; durante a gravidez (C)e lactação.

Modo de uso do Ciprofloxacino (Cypro)

  • Uso Oral: 100 mg por dia;
  • Uso oftálmico:
Pomada: Aplicar uma pequena quantidade do produto no saco conjuntival inferior de cada olho, 3 a 4 vezes por dia.
Colírio: 2 gotas em cada olho a cada 15 minutos nas primeiras 6 horas e depois da cada 30 minutos durante todo o primeiro dia. A partir do segundo dia, pingar 2 gotas em cada olho a cada 4 horas.
Em caso de conjuntivite bacteriana: Iniciar com 1 ou 2 gotas a cada 2 horas, nos primeiros dois dias de tratamento e depois a cada 4 horas, até o fim do tratamento.
  • Uso ótico:
Pingar 3 gotas no ouvido afetado, 3 a 5 vezes por dia.
  • Uso injetável:
200 a 400 mg, 2 vezes ao dia.

Farmacocinética 

É bem absorvido por via oral.
Sofre metabolização hepática, sendo a sua eliminação pela urina e pelas fezes.

Posologia e Administração da Ciprofloxacina
os comprimidos devem ser deglutidos com líquido, independentemente das refeições. A administração em jejum acelera a absorção. Sem prescrição médica contrária, as seguintes doses são recomendadas: infecções ósseas, da pele e tecido mole e pneumonia, 500 mg e 750 mg cada 12 horas durante 7 a 14 dias; diarréia, 500 mg a cada 12 horas durante 5 a 7 dias. Uretrite gonocócica, 250 a 500 mg como dose única. Infecções do trato urinário, 250 a 500 mg cada 12 horas durante 7 a 14 dias. Infecçõesgraves ou complicadas poderão exigir tratamento prolongado. - Superdosagem: não existe experiência e em conseqüência não há informações específicas relativas ao tratamento na superdosagem. Em caso de superdosagem aguda deve-se proceder o esvaziamento gástrico e manter hidratação adequada. O tratamento é sintomático.

Precauções da Ciprofloxacina
a Ciprofloxacina pode alterar a capacidade de reação ao conduzir veículos ou operar máquinas; esse efeito é potencializado se houver ingestão de álcool. Em pacientes com lesões prévias do SNC, como epilepsias, baixo limiar convulsivo, história de crise convulsiva e esquemia cerebral, a Ciprofloxacina deve ser utilizada após considerar-se cuidadosamente a relação risco-benefício, uma vez que esses pacientes são susceptíveis a apresentarem efeitos secundários em nível de sistema cerebral. Deve ser administrada com cuidados em pacientes com alterações da função renal, ajustando-se a dose conforme o quadro clínico. Durante o tratamento com a Ciprofloxacina o paciente deve evitar exposição ao sol devido ao risco de fotossensibilização. Na eventualidade de surgirem reações alérgicas cutâneas o tratamento deve ser suspenso. O uso em idosos (acima de 65 anos) requer acompanhamento médico. - Interações medicamentosas: antiácidos contendo alumínio, cálcio e magnésio, sucralfato ou sulfato ferroso reduzem a absorção da Ciprofloxacina. Administrar a Ciprofloxacina, 1 a 2 horas antes da ingestão de antiácido ou pelo menos 4 horas depois. Teofilina pode ter seus níveis plasmáticos aumentados. Antiinflamatórios não esteróides com exceção de ácido acetilsalicílico, o uso concomitante com a Ciprofloxacina pode causarconvulsão. Pode intensificar a ação da glibenclamida e warfarina sódica. A didanosina reduz absorção daCiprofloxacina. Metoclopramida acelera sua absorção. Ciclosporina, após administração concomitante, foram observados aumentos transitórios da concentração de creatinina sérica. Os efeitos nefrotóxicos da ciclosporina podem ser elevados.  
Reações Adversas da Ciprofloxacina
náusea, cefaléia, tontura, dor abdominal, dispepsia, flatulência, anorexia, vômito, diarréia, estomatite, colitepseudomembranosa, mal-estar, sonolência, fraqueza, insônia, inquietação, agitação, depressão, alucinações, distúrbios visuais, psicose, crises convulsivas, erupção cutânea, prurido, rubor, edema facial, fotossensibilização, eosinofilia, leucopenia, aumento nas transaminases séricas, hipotensão, taquicardia,hiperglicemia, cristalúria e hematúria. Aumento da uréia, bilirrubina e creatinina sér icas.

Contra-Indicações da Ciprofloxacina
pacientes com história de hipersensibilidade à Ciprofloxacina e outros derivados quinolônicos. Crianças e adolescentes em fase de crescimento. Durante o período de gravidez e lactação.  
Indicações da Ciprofloxacina
tratamento de infecções bacterianas do trato urinário, ósseas, da pele e tecidos moles e do tratro respiratório inferior. Tratamento de cancróide causado por Hemophilus ducreyi, gastrenterite bacteriana,gonorréia e prostatite bacteriana. Tratamento de diarréia causada por Campylobacter jejuni, Escherichia coli, Shigella ou enteropatógenos desconhecidos. Tratamento de pneumonia causada por Enterobacter cloacae, Escherichia coli, Hemophilus influenzae, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeroginosa. Tratamento de uretrite gonocócica. Tratamento de conjuntivite bacteriana e úlcera corneal bacteriana.

Apresentação da Ciprofloxacina
blister com 14 comprimidos revestidos de 250 mg e blister com 6 comprimidos revestidos de 500 mg.




Um comentário:

  1. Que legal seu site, explica muito bom a respeito do Ciprofloxacino, e olha que ele tem muito uso, não é mesmo?
    Eu estou fazendo uma pesquisa sobre o composto e descobri algumas outras utilizações, formas de uso e tratamento, no meu site eu falo um pouco a respeito, olha lá depois.

    ResponderExcluir