terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Captopril (Capoten)






Captopril é um fármaco do tipo IECA, inibidor da enzima conversora da angiotensina I (ECA I). Sua principal indicação é para tratamento de hipertensão arterial e alguns casos de insuficiência cardíaca.

 

BULA DE CAPTOPRIL (CAPOTEN)

Captopril é o princípio ativo do medicamento comercializado como Capoten, que é um anti-hipertensivo e vasodilatador.

Indicações do Captopril (Capoten)

Hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e nefropatia diabética (doença renal causada por diabetes).
Captopril atua diminuindo a pressão arterial. Ocorrendo reduções máximas da pressão 60 a 90 minutos após a toma.

Preço do Capoten

O preço do Capoten varia entre 50 e 104 reais dependendo da quantidade de comprimidos na caixa e da região.

Contra-indicações do Captopril (Capoten)

É contra-indicado em pacientes hipersensíveis ao princípio ativo ou a qualquer outro inibidor de enzima conversora de angiotensina (ECA), em pacientes grávidas ou que estejam na fase de lactação.

Efeitos colaterais do Captopril (Capoten)

As reações adversas mais frequentes são tosse seca e persistente, e dor de cabeça. Podendo ocorrer também diarréia, perda do paladar, fadiga (cansaço) e náusea. Outras reações que podem ocorrer:
Erupções na pele, freqüentemente com coceira e algumas vezes com febre, artralgia (dor articular) e eosinofilia (aumento de células chamadas eosinófilos, no sangue), geralmente durante as primeiras 4 semanas de terapia. Há casos de lesão (reversível) do tipo bolhosa e reações de fotossensibilidade (causadas pela exposição à luz solar ou ultravioleta), e também de rubor ou palidez.
Pode ocorrer hipotensão, e também: taquicardia, dores no peito e palpitações; angina pectoris (dor intensa no peito), infarto do miocárdio, síndrome de Raynaud e insuficiência cardíaca congestiva.
Pode ocorrer neutropenia (quantidade menor e anormal de neutrófilos no sangue)/agranulocitose , assim como casos de anemia, trombocitopenia (quantidade menor e anormal de plaquetas no sangue)e pancitopenia (quantidade menor e anormal de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue).
Há casos de angioedema. Quando esta reação acontece no aparelho respiratório superior, pode haver obstrução fatal das vias aéreas.
Casos raros de insuficiência renal, dano renal, síndrome nefrótica, poliúria (eliminação excessiva de urina), oligúria (eliminação escassa de urina) e maior freqüência urinária, porém não há estudos que provem que estão relacionados com o medicamento. Relata-se proteinúria (aumento de proteínas na urina).

Precauções do Captopril (Capoten)

Deve ser relatado imediatamente ao médico quaisquer sinais ou sintomas que possam indicar presença de angioedema, como por exemplo: inchaço da face, pálpebras, lábios, língua, laringe e extremidades, assim como dificuldade para engolir ou respirar, ou rouquidão, devendo interromper o uso do medicamento.
Pacientes com insuficiência cardíaca, é recomendável que não aumentem rapidamente a atividade física, enquanto estiverem usando o medicamento.

Modo de uso do Captopril (Capoten)

Uso adulto
Hipertensão: 50 mg 1 vez ao dia, ou 25 mg 2 vezes ao dia. Se não houver redução da pressão arterial, a dose poderá passar para 100 mg 1 vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia.
Insuficiência Cardíaca: 25 mg a 50 mg 2 a 3 vezes ao dia.
Se o paciente usar diuréticos ou se tiver diminuição da função renal recomenda-se 6,25 a 12,5, 2 ou 3 vezes por dia.
Dose diária máxima: 50 mg por dia na hipertensão e 450 mg por dia na insuficiência cardíaca congestiva. 
Capoten deve ser tomado 1 hora antes das refeições

Composição de Captopril

cada comprimido contém: Captopril 25 ou 50 mg;excipientes: lactose, amido de milho, celulose microcristalina, glicolato amido sódico, croscarmelose sódica, estearato de magnésio.

 

Farmacocinética:

O CAPTOPRIL é rapidamente absorvido por via oral; os níveis sangüíneos máximos ocorrem por volta de 1 hora. A absorção mínima média é de aproximadamente 75%. A presença de alimentos no trato gastrointestinal reduz a absorção do CAPTOPRIL em cerca de 30 a 40%, motivo pelo qual o produto deve ser administrado uma hora antes das refeições. Aproximadamente 25 a 30% da droga circulante é ligada às proteínas plasmáticas. A meia-vida de eliminação é inferior a 3 horas. Em um período de 24 horas, mais de 95% da droga absorvida é eliminada na urina; 40 a 50% como droga inalterada e o restante como metabólitos (bissulfeto dímero de captopril e bissulfeto de captopril-cisteína). Em pacientes com comprometimento renal, no entanto, ocorre retenção de CAPTOPRIL.
Início da ação: 15 a 60 minutos. Tempo para atingir a concentração sérica de pico: 30 a 90 minutos.
Tempo para atingir o efeito de pico: 60 a 90 minutos. Duração da ação: aproximadamente 6 a 12 horas, sendo dose relacionada.

Posologia e Administração de Captopril

adultos: a dose inicial recomendada de Captopril é de 25 mg 2 a 3 vezes ao dia; se necessário, após 1 ou 2 semanas de tratamento, sem os efeitos terapêuticos desejados, aumentar a dose para 50 mg 2 a 3 vezes ao dia. Não havendo resposta satisfatória, aconselha-se o uso de 25 mg de hidroclorotiazida, concomitantemente com uma dose de 100 mg de Captopril, 2 a 3 vezes ao dia. Conforme critério médico, Captopril pode ser associado a outrodiurético mais potente (furosemida), betabloqueadores ou aumentada a dose, desde que não ultrapasse a dose máxima diária de 450 mg, e ou aumentos gradativos a cada 24 horas. Crianças: a dose recomendada para início de tratamento é de 0,15 mg de Captopril por kg administrada 3 vezes ao dia; a dosagem pode ser aumentada em intervalos semanais para 0,6, 1,2 e 2,0 mg/kg, sempre acompanhada por um rígido controle médico. A dose máxima diária não deve ultrapassar 6,0 mg/kg. Captopril só deve ser administrado a crianças quando não conseguir redução da pressão por outros métodos. 

Precauções de Captopril

pacientes portadores de insuficiência renal, quando tratados com Captopril, necessitam de um ajuste posológico adequado, pois podem apresentar aumentos da uréia e da creatinina sérica; portadores dediabetes mellitus correm riscos de desenvolver hipercalemia. Se durante o tratamento com Captopril o paciente apresentar angioedema envolvendo a língua, glote ou laringe, poderá ocorrer obstrução das vias aéreas e ser fatal; socorro de emergência deverá ser feito com a administração subcutânea de epinefrina 1:1000. Devido à alta incidência dos riscos para o feto, não é aconselhado o uso de Captopril por gestantes ou mulheres em fase de amamentação. Crianças, em especial recém-nascidos, parecem ser mais susceptíveis a reações adversas hemodinâmicas de Captopril; a eficácia e a segurança do uso pediátrico ainda não estão bem definidas, devendo haver cautela no uso. O uso em idosos (acima de 65 anos) requer prescrição e acompanhamento médico. Interações medicamentosas: diuréticos aumentam o efeito anti-hipertensivo deCaptopril; por esse motivo é muitas vezes recomendação médica o uso concomitante com hidroclorotiazida. A indometacina e antiinflamatórios não-esteróides (ácido acetilsalicílico) reduzem o efeito anti-hipertensivo deCaptopril. Espironolactona, triantereno ou amilorida são agentes poupadores de potássio e só devem ser administrados caso se comprove a hipopotassemia. Captopril associado com lítio, provoca aumento nos níveis séricos do último, devendo ser administrado com cautela. Captopril é removido da circulação porhemodiálise.

Reações Adversas de Captoprilt

as reações mais freqüentes são: erupções cutâneas, raras vezes acompanhadas de pruridos, febre, artralgia,astenia, fadiga, náusea, tontura, anorexia, dores abdominais, irritação gástrica, insônia, dispnéia e alopecia. Os distúrbios renais que já foram relatados em cerca de 1 a 2 pacientes em cada 1.000 abrangem:insuficiência renal, poliúria, oligúria, freqüência urinária aumentada, falha da função renal e síndrome nefrótica. Em índices menores podem ocorrer: distúrbios cardiovasculares (hipotensão, taquicardia, dor torácica), hepatobiliares (icterícia, hepatite), musculoesqueléticos (mialgia, miastenia), dermatológicas (pênfigo bolhoso, eritema multiforme, dermatite esfoliativa). Existem relatos raros de angioedema envolvendo as extremidades, face, lábios, membranas mucosas, língua, glote ou laringe. O uso de Captopril pode provocar as seguintes alterações nos testes laboratoriais: proteinúria, hipercalcêmica, hiponatremia, elevação da ureia e creatinina sérica, neutropenia, agranulocitose, elevação das transaminases, fosfatasse alcalina e bilirrubina sérica. 

Contraindicações de Captopril

pacientes com história de hipersensibilidade à droga ou qualquer outro inibidor da enzima angiotensina (ECA).

Indicações de Captopril

tratamento da hipertensão arterial, podendo nestes casos ser associado com um diurético do tipo tiazida (hidroclorotiazida). Captopril também apresentou resultados satisfatórios quando indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca e disfunção ventricular esquerda. 

Apresentação de Captopril


caixa com 1 blister com 16 comprimidos de 25 mg. Caixa com 1 blister com 16 comprimidos de 50 mg.



Nenhum comentário:

Postar um comentário